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segunda-feira, 24 de março de 2014

PLANO DE AULA 4º ANO: LÍNGUA PORTUGUESA


TEMA: Trabalhando com poemas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  1. Conhecer a estrutura de um poema.
  2. Ampliar vocabulário.
  3. Reconhecer o valor do próximo (valores).
  4. Estruturar e identificar a estruturação de poemas.
  5. Desenvolver leitura e escrita.
CONTEÚDOS:
Poema musicado, divisão silábica, sílaba tônica, estruturação de poema.

METODOLOGIA:
Iniciar a aula com questionamento se já leram ou conhecem algum poema?
Se sabem como um poema é estruturado. Explorar com os alunos o que pensam sobre a amizade e a importancia que cada um ocupa em determinado local ou profissão. Explorar o poema "Mundo da Criança" e explicar como se estrutura um poema. Resolver as atividades propostas.

ATIVIDADES:

Leia e copie o poema a seguir:
                    
                     SER CRIANÇA

Ser criança é ser tesouro sem igual,
É a liberdade de correr, saltar, brincar,
É um ser sensível, doce e sentimental,
É o sonho que nunca se deixa de sonhar.

Ser criança é a tristeza do chorar
E a imensa alegria de saber sorrir,
É ter esse dom imenso de perdoar
Mesmo a maldade que só quer magoar.

Ser criança é pintar com as mãos e desenhar
Tudo e nada nas folhas brancas da imaginação,
Ser criança é ser capaz de ensinar a amar,
É ter o mundo inteiro na palma da sua mão.

Ser criança é ter fé, amor, viver a esperança
De que o mundo pode ser um lugar melhor,
Ser criança é ter fé, ter força e ter confiança,
É ser no jardim da vida a mais bela flor.

Ser criança é ver a vida com olhos de inocência,
É acreditar que o mundo é um jardim em flor,
Ser criança é ser fruto, é ser descendência,
É ser a forma mais universal do AMOR!

2. SEPARE EM SÍLABAS:
 
DESENHAR: 
IMAGINAÇÃO:
MAGOAR:
DESCENDÊNCIA:
MALDADE:
UNIVERSAL:
 
3. CIRCULE A SÍLABA TÔNICA:
 
REFLEXÃO:
OCUPAÇÃO:
PARABÉNS:
ARMAZÉM:
INOCÊNCIA:
AMARELO:
 




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