Links

Link topo

Link topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

PLANO DE AULA 1º ANO: LÍNGUA PORTUGUESA E GEOGRAFIA


 

Disciplina: Língua Portuguesa; Matemática; Geografia;
Conteúdo: Texto de memória; Versos populares; Rimas; Contagem oral; Números e quantidades até 10; Códigos e legendas; Noções espaciais; Localização; Bandeiras e mapas. 

Objetivo Geral: Desenvolver estratégias de leitura e também o raciocínio lógico-matemático para a resolução de problemas.

Objetivo Específico:
·         Utilizar estratégias para ler e resolver problemas concretos e abstratos;
·         Decifrar códigos utilizando sua percepção visual;
·         Conhecer algumas bandeiras e nomes de estados do nosso país;
·         Conhecer o mapa mundi e o mapa do Brasil para localização do nosso país e estados;
·         Ler, escrever e interpretar verso popular.

Desenvolvimento Metodológico:
Aplicação da rotina:
·        Oração;
·        Chamada;
·        Calendário;
·        Mural do tempo;
·        Hora da história: “Sofia a, a andorinha”.
·        Correção da tarefa.
Assim que terminarmos as atividades da rotina, faremos as atividades que se seguem a tarefa no livro de matemática, utilizando ao mesmo tempo o caderno de classe para registros. Nós iremos escrever coletivamente o verso popular da página 39, em seguida iremos ler e interpretar oralmente o mesmo. Faremos as atividades que se seguem nas páginas 39 e 40. Utilizarei o mapa mundi e do Brasil para mostrar as crianças em qual local está o nosso país, o nosso estado, e os estados da Bahia e Pará. Ao término faremos um auto-ditado das figuras que aparecem no verso: um, dois, três, periquito, bola, peru e xadrez.

Recursos Didáticos: Mapa Mundi, Mapa do Brasil, Livro de Alfabetização Matemática, giz de cera, lápis, borracha, cartaz e canetinhas.

Avaliação: Observação do desempenho individual.

Referências Bibliográficas: TABOADA, Almudena. Sofia, a andorinha. São Paulo: Comboio de corda, 2011.
Livro didático: APIS Alfabetização Matemática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário