Novo Topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

domingo, 13 de abril de 2014

PLANO DE AULA 1º ANO MATEMÁTICA: CLASSIFICAÇÃO E SERIAÇÃO




Disciplina: Língua Portuguesa; Matemática; Ciências.

Conteúdos: Valorização dos modos de produção e circulação da escrita na sociedade; Diferenciar números, letras e ouros símbolos; classificação, seriação e ordenação; Conservação de quantidades; Inclusão de classes; correspondência biunívoca; Agrupamento e troca em diferentes bases.

Objetivos gerais: Desenvolver o pensamento lógico-matemático por meio da realização de tarefas que contemplam ideias relacionadas à classificação, seriação e conservação de quantidades e inclusão de classes e as relações espaciais.

Objetivos Específicos:
·         Identificar a presença dos números nos diferentes contextos sociais;
·         Diferenciar números, letras e outros símbolos;
·         Registrar quantidades, em contexto de jogos e brincadeiras, utilizando a escrita espontânea;
·         Organizar agrupamentos de (2 em 2, 3 em 3...);
·         Utilizar diferentes estratégias para quantificar elementos: como a contagem, a correspondência biunívoca e a estimativa.

Desenvolvimento metodológico:
Aplicação da rotina:
·        Oração;
·        Chamada;
·        Calendário;
·        Mural do tempo;
·        Hora da história: “Nunca conte com ratinhos”.
·        Correção da tarefa.
Após a rotina iremos explorar várias formas de classificar, seriar e ordenar tampinhas de garrafa. Explicarei a correspondência biunívoca e pedirei que formem os grupos de tampinhas, de 2 em 2, de 3 em 3...faremos as contagens correspondentes a cada etapa da atividade. Em seguida iremos para os registros destes conteúdos utilizando as atividades propostas no livro Alfabetização Matemática páginas 30 a 35. Ao término das atividades irei explicar no pátio o jogo/brincadeira da amarelinha, colocando as regras, o histórico da mesma, bem como seus traços e numeração. Brincaremos de amarelinha.

   Recursos Didáticos: tampinhas de garrafa, livro de matemática, lápis, borracha, lápis de cor, giz para desenhar a amarelinha e pedrinhas para marcar as casinhas.

Avaliação: Observação do desempenho individual.

Um comentário: