Novo Topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

sábado, 24 de maio de 2014

Plano de Aula 4 Ano: Fazendo culinária com matemática e lingua portuguesa








 
Ano:

 
Conteúdo
- língua portuguesa: Leitura, interpretação de texto, gramática.
- Matemática: unidades de medida: massa e volume, desafios matemáticos, multiplicação.
- Socialização.  

Objetivos
- Realizar a leitura integral de uma receita.
- Valorizar a leitura.
- Interpretar a partir de sua leitura.
- Reconhecer medidas de massa e volume em uma receita.

Tempo estimado
2 aulas


Material necessário
Quadro negro, itens da receita, copo medidor e balança.

Desenvolvimento
 Pedir com antecedência o pedido do material necessário para a receita. Escrever a receita no quadro para que possam desenvolver a escrita, realizarem a leitura, perguntar que tipo de texto eles estão lendo e em que e utilizado, realizar as atividades propostas, propor o preparo da receita em sala de aula fazendo uso de balanças e copo de medidas. Pode ser sugerida a confecção de um caderno de receitas. Não se esqueça de agendar na cozinha um horário para levar os biscoitos para serem assados. Envolva todos os alunos na dinâmica do preparo.


 
Que tal fazer um delicioso biscoito
Ingredientes:
600 g de amido de milho
2 ovos
80 g de açúcar
100 g de margarina
1 colher(café) de fermento em pó
200 ml de leite condensado
50 g de farinha de trigo 

Modo de preparo:
Numa vasilha, coloque o amido de milho. Abra uma cavidade e coloque os ovos, o açúcar e a margarina; mexa. Adicione o fermento em pó, o leite condensado e a farinha de trigo. Mexa com as mãos até formar uma massa homogênea. Retire uma pequena porção da massa e, com as mãos, faça bolinhas.
Coloque os sequilhos numa assadeira untada e enfarinhada e asse em temperatura moderada a 180 C por 15 minutos.
 Rendimento: 1 kg.
·         Leitura e interpretação:
O texto que você acabou de ler se trata de um texto:
( ) narrativo               ( )descritivo             ( )instrucional
·         Em quantas partes se divide a receita e quais são elas.

·         Você sabe o que significa massa homogênea

·         Separe em silabas e classifique:
Açúcar:
Massa:
Assadeira:
Enfarinhada:
·         Retire do texto uma palavra que esteja:
Plural:
Singular:
Feminino:
Masculino:

Matemática:
·         Chegaram a sua casa muitas visitas e você precisa dobrar a receita, como você
faria e como ficaria a receita.

Dinâmica em sala de aula
Realizar a receita em sala de aula fazendo uso da balança e do copo medidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário