Links

Link topo

Link topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Plano de aula: Séries iniciais do Ensino Fundamental.











Que tal brincar de contar historia sonoras? Todos os alunos em qualquer turma gostam de historias assim, tendo como experiência trabalhei esta historia com um primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto ano,  em cada turma foi explorado algo de acordo com o ano. 

Conteúdo
Hora da leitura 

Objetivos
  • Socialização
  • Pegar gosto pela leitura prazerosa
  • Desenvolver criatividade
  • Procurar sons para expressar informações da narrativa.
  • Produzir narrativas orais a partir de incitações auditivos.
Ano: Séries iniciais do Ensino Fundamental.

Tempo estimado
30 minutos.

Material necessário
Tapete. (opcional)

Desenvolvimento
No primeiro parágrafo, irei ajudá-los com os sons, em seguida os alunos produzirão novas emissões de voz.



História sonora.
Uma noite, eu estava dormindo (ronc... ronc...) bem tranquila e, de repente, acordo com aquele chato do despertador (trimmmmmm!). Bem, o jeito é me espreguiçar (uah...), levantar da cama e lavar o rosto com água fria (chuá... chuá...) para ficar bem acordada. Depois os dentes (chec... chec...). Volto para o quarto, abro as janelas (nhec... nhec...) e vejo um lindo sol brilhando. Enquanto estou ouvindo muitos passarinhos cantarem (...), a mamãe me chama (...).
Dou um salto (...) e saio correndo (...) em direção à cozinha para tomar um gostoso copo de leite (...). Agora, com a barriguinha cheia (...) vou para o meu quintal e encontro meu cãozinho (...), que abana o rabinho e late (...) todo feliz. Dou um grande abraço nele (...) e brincamos junto um pouquinho.
Volto para dentro de casa, abro a porta da sala (...), encontro o papai cantarolando (...) e lendo o jornal (...). Escuto minha irmãzinha chorando (...) la no quarto. Pelo jeito, ela esta com fome.
A mamãe me pede que acalme o nenê. Vou até o quarto e começo a cantar “A canoa virou” (...). Minha irmãzinha para de chorar, mas só um pouquinho, e começa tudo de novo (...). Ainda bem que a mamãe logo chega com o mingauzinho para ela.
Um barulho que escuto lá fora me diz que um carro parou no portão de casa (...). Alguém bate palmas (...). Viva! São meus primos que estão chegando. Hoje vai ser um dia diferente!
Irene Souza Lima de Almeida. Revista Nosso Amiguinho.

2 comentários:

  1. e se vc tiver dois alunos surdos como vc vai adaptar essa aula ? ja que a inclusão está ai; . e eu tenho dois alunos surdos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alessandra Moreno Moreira Aguiar, que bom que você fez essa observação. Realmente, eu não pensei neste tema, mas temos que sempre estar adeptos a flexibilidade de planejamento. Muito obrigado pela dica. Bju

      Excluir