Links

Link topo

Link topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

domingo, 1 de junho de 2014

Plano de aula 3 Ano: Emissao de sons na disciplina de Lingua portuguesa







 
Conteúdo
Leitura, produção oral e escrita, onomatopeia, paragrafação, separação silábica

Objetivos
Socialização
Pegar gosto pela leitura prazerosa
Desenvolver criatividade
Procurar sons para expressar informações da narrativa.
Ampliar estrutura narrativa.

Ano
3º 

Tempo estimado
90 minutos

Material necessário
Gibis para recorte, cartolina, tesoura sem ponta, cola e Xerox com o texto.

Desenvolvimento
Lerei para eles a história sonora sendo que no primeiro parágrafo irei ajudá-los com os sons, em seguida os alunos produzirão novas emissões de voz.
 Na sequencia perguntarei a eles quem sabe sons diferentes para expor para os colegas, dividir a turma em grupos, explicar que os sons que fizeram devem se representados e nome que se dá é onomatopeias e que são muitos utilizados nos gibis, pedir para que façam um cartaz com recortes dos gibis em que aparecem as onomatopeias. O trabalho deverá ser exposto no mural da sala ou da escola. Depois do cartaz ser exposto, fazer as atividades propostas.



História sonora.
Uma noite, eu estava dormindo (ronc... ronc...) bem tranquila e, de repente, acordo com aquele chato do despertador (trimmmmmm!). Bem, o jeito é me espreguiçar (uah...), levantar da cama e lavar o rosto com água fria (chuá... chuá...) para ficar bem acordada. Depois os dentes (chec... chec...). Volto para o quarto, abro as janelas (nhec... nhec...) e vejo um lindo sol brilhando. Enquanto estou ouvindo muitos passarinhos cantarem (...), a mamãe me chama (...).
Dou um salto (...) e saio correndo (...) em direção à cozinha para tomar um gostoso copo de leite (...). Agora, com a barriguinha cheia (...) vou para o meu quintal e encontro meu cãozinho (...), que abana o rabinho e late (...) todo feliz. Dou um grande abraço nele (...) e brincamos junto um pouquinho.
Volto para dentro de casa, abro a porta da sala (...), encontro o papai cantarolando (...) e lendo o jornal (...). Escuto minha irmãzinha chorando (...) la no quarto. Pelo jeito, ela esta com fome.
A mamãe me pede que acalme o nenê. Vou até o quarto e começo a cantar “A canoa virou” (...). Minha irmãzinha para de chorar, mas só um pouquinho, e começa tudo de novo (...). Ainda bem que a mamãe logo chega com o mingauzinho para ela.
Um barulho que escuto lá fora me diz que um carro parou no portão de casa (...). Alguém bate palmas (...). Viva! São meus primos que estão chegando. Hoje vai ser um dia diferente!
Irene Souza Lima de Almeida. Revista Nosso Amiguinho.
Responda:
·         Quantos parágrafos há na historia?
_______________________________________________________________
·          
     Separe em sílabas as seguintes palavras retiradas do texto:

Noite-__________________________
Porta-__________________________
Cãozinho- ______________________
Pouquinho-______________________
Barulho-_________________________
Gostoso-________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário