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terça-feira, 3 de junho de 2014

Plano de aula: 4 e 5 Ano.









Conteúdo
Leitura, produção oral e escrita, onomatopeia, classificação silábica, plural, encontro consonantal, dígrafo, diminutivo

Objetivos
Socialização
Pegar gosto pela leitura prazerosa
Desenvolver criatividade
Procurar sons para expressar informações da narrativa.
Produzir narrativas orais e escritas a partir de incitações auditivas.
Ampliar estrutura narrativa.

Ano
4º e 5º

Tempo estimado
4 horas.

Material necessário
Xerox com o texto e as atividades propostas.

Desenvolvimento
Lerei para eles a história sonora sendo que no primeiro parágrafo irei ajudá-los com os sons, em seguida os alunos produzirão novas emissões de voz.
 Na sequencia perguntarei a eles quem sabe sons diferentes para expor para os colegas, dividir a turma em grupos, relembrarem que os sons que fizeram devem se representados e o nome que se dá é onomatopeias que são muitos utilizados principalmente nos gibis.  Realizar as atividades propostas individualmente. Separar a turma em grupos de 4 e pedir para que produzem uma história parecida com a que foi interagida e fazer a leitura interativa com a turma. 



História sonora.
Uma noite, eu estava dormindo (ronc... ronc...) bem tranquila e, de repente, acordo com aquele chato do despertador (trimmmmmm!). Bem, o jeito é me espreguiçar (uah...), levantar da cama e lavar o rosto com água fria (chuá... chuá...) para ficar bem acordada. Depois os dentes (chec... chec...). Volto para o quarto, abro as janelas (nhec... nhec...) e vejo um lindo sol brilhando. Enquanto estou ouvindo muitos passarinhos cantarem (...), a mamãe me chama (...).
Dou um salto (...) e saio correndo (...) em direção à cozinha para tomar um gostoso copo de leite (...). Agora, com a barriguinha cheia (...) vou para o meu quintal e encontro meu cãozinho (...), que abana o rabinho e late (...) todo feliz. Dou um grande abraço nele (...) e brincamos junto um pouquinho.
Volto para dentro de casa, abro a porta da sala (...), encontro o papai cantarolando (...) e lendo o jornal (...). Escuto minha irmãzinha chorando (...) la no quarto. Pelo jeito, ela esta com fome.
A mamãe me pede que acalme o nenê. Vou até o quarto e começo a cantar “A canoa virou” (...). Minha irmãzinha para de chorar, mas só um pouquinho, e começa tudo de novo (...). Ainda bem que a mamãe logo chega com o mingauzinho para ela.
Um barulho que escuto lá fora me diz que um carro parou no portão de casa (...). Alguém bate palmas (...). Viva! São meus primos que estão chegando. Hoje vai ser um dia diferente!
Irene Souza Lima de Almeida. Revista Nosso Amiguinho.

·         Retire do texto duas palavras:

Monossílaba_
Dissílaba-
Trissílaba-
Polissílaba-
Duas palavras que estejam no plural-
Diminutivo-
Encontro consonantal-
Dígrafo-

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