Novo Topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Plano de aula: Valor absoluto e Valor Relativo










Conteúdo
Sistema de numeração. Valor relativo e absoluto.

Objetivos
  1. Estabelecer relações de maior e menor entre os números
  2. Compreender o sistema de numeração decimal
  3. Ampliar a escrita de numerais com mais de um algarismo
Ano

Tempo estimado
30 minutos.

Material necessário
Xerox ou quadro.

Desenvolvimento
Primeiro relembrarei aos alunos que todo algarismo, em um numero, tem dois valores: o absoluto e o relativo. Valor absoluto é o valor próprio do algarismo, independente da sua posição no numero. Ex: o valor absoluto do 3, no numero 234, é 3. Valor relativo é o valor do algarismo de acordo com a posição que ocupa no numero. EX: O valor relativo do numero 3, no numero 234, é 30.
Dependendo da posição, o algarismo assume valores diferentes.

·      De o valor relativo de cada algarismo destacado:

236 __________________                                   3.  176 _________________
  1.786  __________________                                   495 _________________

·         De o valor absoluto dos algarismos destacados:

235  _______________                                          566 ____________________
457 _______________                                            890 ____________________

·         Observe o numero:
9. 543
Quantas ordens o numero tem? ___________
Qual é a ordem de maior valor?____________________________________
Qual é o valor relativo do algarismo 4?____________
Qual é o valor absoluto do algarismo 9?_____________
Qual é o menor numero que se pode escrever usando os algarismos acima?____________
Qual é o maior numero que se pode escrever usando os algarismos?__________________
Escreva por extenso o numero 9.543.____________________________________________________________________

·         Escreva o antecessor e o sucessor de:
_____________1.234______________       _______________1.543________________
_____________2.345______________       ________________5.345_______________

Nenhum comentário:

Postar um comentário