Novo Topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Projeto Cores e Alegria








Tema: Cores e alegria

JUSTIFICATIVA
Este projeto tem o objetivo de fazer com que as crianças conheçam a alegria das cores, que estão presentes em todos os ambientes. Nesta fase, é importante levar em consideração a curiosidade das crianças, proporcionando a visualização, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõe o universo das cores e possibilitando a criança identifica-las.

EIXOS
Linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade, música, Artes visuais e movimento.

CONTEÚDOS
Comunicação, oralidade, contação de histórias, manuseios de materiais impressos, vocabulário, manipulação de objetos, encaixe e desencaixe, classificação e seriação, cores, formas geométricas, contagem oral, quantidade, igualdade e diferença, blocos lógicos, concentração, socialização, autonomia, apreciação musical, expressão corporal, cantigas de roda, brincadeiras cantadas, texturas, exploração de técnicas e materiais artísticas, pintura, modelagem, movimento, equilíbrio, locomoção, coordenação motora ampla e fina, ritmo corporal, dança e ritmo.

OBJETIVO GERAL
Trabalhar com as cores de modo que as crianças possam identifica-las e nomeá-las, ampliando assim seu vocabulário e seu conhecimento dos ambientes que a cercam.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Perceber como o mundo é colorido e divertido;
·         Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar as possibilidades de expressão e comunicação;
·         Aguçar a curiosidade com as experiências das cores;
·         Conhecer as cores e os nomes delas;
·         Identificar as cores da bandeira do Brasil, bem como as cores que representam o Brasil na copa do mundo 2014;
·         Apreciar os ritmos e demais costumes envolvidos nas festas juninas;
·         Transmitir alegria ao dançar e cantar músicas;

METODOLOGIA
-Organizar as crianças em rodinha de forma que todas possam olhar-se e
interagir. Conversar sobre as cores - Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico(a cor da roupa da criança, etc.).
- Apresentar os Blocos Lógicos e valorizar suas cores. Permitir
que manuseiem. Propor as seguintes perguntas para despertar sua observação: Vocês conhecem os Blocos Lógicos? Quais
suas cores?
- Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção;
- Confeccionar mural com figuras escolhidas pelas crianças;
- Levar as crianças a observarem as cores de tinta que temos.
- Registrar a cor vermelha: pintar com guache o coração.
- Registrar a cor azul: pintar um céu com buchinha e guache e colar estrelas.
- Registrar a cor amarela: pintar um girassol com cola colorida.
- Registrar a cor verde: papel crepom molhado e batido.
- Deixar as crianças misturarem as cores de tinta a seu critério e observar
as cores novas que descobriu;
- Falar as crianças, sobre o arco íris, se sabem o que é, quem já viu;
- Conversar com as crianças sobre as cores da natureza e seres vivos
 - Ouvir a música “Aquarela”. Registrar, usando lápis de cor para aquarela.
- Espalhar formas geométricas coloridas pela sala de aula e pedir que as
crianças as encontrem. Incentivar a dizerem o nome e a cor. Pedir que colem esta figura em uma folha e que a partir dela façam um desenho- Brincar com massinha nas cores do arco íris;
- Confeccionar um arco íris com as crianças. Registrar o arco íris usando
mistura de cores de tinta guache com buchinha.


RECURSOS
Livros de literatura variados disponíveis na instituição;Giz de cera, tinta guache, tesouras, cola, sulfite, massinha, lápis de cor, cola glíter e papéis diferenciados. Blocos Pedagógicos. Brinquedos de montagem de peças coloridas, piscina de bolinhas.Música, Filmes e fotografias, tampinhas coloridas.

AVALIAÇÃO
Será feita avaliação ao longo do projeto observando o cumprimento de
etapas e o crescimento individual e do grupo.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo projeto , Rafa e Lu...
    Continuem brilhando.
    Excelente início de semana!

    ResponderExcluir