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domingo, 3 de agosto de 2014

Plano de aula 5º Ano: Uso de dobro, triplo, quadruplo.








Conteúdo
Desafios matemáticos envolvendo atividades com dobro, triplo, quadruplo, quíntuplo e sêxtuplo.

Objetivos
Interpretar e resolver situações problemas.

Anos
 5º.


Tempo estimado
80 minutos

Material necessário
Quadro negro, Xerox.

Desenvolvimento
Fazer a leitura das situações problemas com os alunos, auxiliando em suas dificuldades bem como nas outras atividades.
Atividades:
·                    Um tem composto de 9 vagões transporta 15 automóveis e 28 motos em cada vagão.
a)           Quantos automóveis ele transporta?
b)           Quantas motos?
c)            Quantos veículos no total ele está transportando?

·                    Numa subtração o minuendo é 21.500 e o subtraendo é o dobro de 7.000. Qual é a diferença?

·                    Paulinha é guia de turismo, levou 92 refrigerantes para distribuir aos turistas no ônibus. Durante o dia todo de viagem, cada turista tomou 4 refrigerantes, sobrando 8 na geladeira. Quantos eram os turistas nesta viagem?


·                    Para o campeonato de futebol de uma escola, 132 alunos se inscreveram.
a)           Quantos times de futebol com 11 jogadores poderão ser formados com esses alunos?
b)           Cada aluno receberá duas camisetas de brinde. Quantas camisetas ao todo cada time receberá?

·                    Uma creche com 216 crianças recebeu 3 caixas com 24 maçãs cada uma e 12 caixas com uma dúzia e meia de maçãs cada. Essa quantidade de maças é suficiente para todas as crianças da creche? Quantas maças cada criança poderá receber?

·      Efetue as divisões:
600 : 45
819 : 19
587: 37
3.647 : 37

·                     Calcule:
ü  O dobro de 2.367
ü  O triplo de 342 mais o dobro de 120.
ü  O quíntuplo de 205 menos o triplo de 18.
ü  O sêxtuplo de 180 mais o triplo de 378.
ü  8 centenas e meia mais 6 dezenas e meia.
ü  3 unidades de milhar menos 9 centenas e meia.
ü  O dobro de 2.006 mais o triplo de 905 menos o quadruplo de 625.


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