Links

Link topo

Link topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O SÍTIO DO PICAPAU AMARELO: CRIANDO BONECOS DE LEGUMES COM PEDRINHO

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Construir bonecos de legumes usando a criatividade e habilidade.
Duração das atividades
Cada atividade será desenvolvida em diferentes momentos com duração aproximada de 15 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
 Características do personagem Pedrinho.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1 – Criando Bonecos e animais usando Legumes com Pedrinho

1º Momento: O(A) professor (a) deve conversar com as crianças sobre as brincadeiras que Pedrinho gostava de brincar. Uma delas era fazer bonecos e animais usando legumes (chuchu, cenoura) e espetando palitos. O(a) professor(a) deve motivar as crianças dizendo que da mesma forma que Pedrinho podemos fazer bonecos e animais legais. Em seguida combinar com elas quais legumes elas gostariam de trazer e enviar um bilhete aos pais solicitando os mesmos.

2º Momento: O (A) professor (a) coloca os legumes numa bandeja e sentado na roda com as crianças vai questionando-as sobre qual animal ou brinquedo pode ser transformado aquele legume.

SUGESTÃO: O(A) professor(a) pode convidar alguém (funcionário, pai) para se caracterizar de Pedrinho e quando sentar na roda apresentá-lo ao grupo explicando o motivo da sua visita na sala de aula, dizendo que ele veio a sala para nos ensinar a fazer os brinquedos com os legumes. Nesse momento algumas questões podem ser feitas para Pedrinho (Onde Pedrinho mora? Vocês sabem do que ele gosta de brincar? Querem fazer alguma pergunta a ele? Quem mora com Pedrinho no Sítio do Picapau Amarelo?).Depois da confecção dos brinquedos com legumes o (a) professor(a) deve proporcionar as crianças um momento de brincadeiras com os brinquedos construídos com legumes. As fotos abaixo ilustram esse momento.

Fonte retirada do site: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4494
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário