Links

Link topo

Link topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL DENTRO E FORA DA SALA DE AULA







Objetivo(s) 
- Preservar os recursos naturais
- Possibilitar um desenvolvimento e interação social
- Consolidar conceitos de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar
Conteúdo(s) 

Ano(s) 
Tempo estimado 
3 meses a 1 ano
Desenvolvimento 
1ª etapa 
Formar equipes de quatro a cinco alunos e distribuir a cada uma delas uma cartolina onde terão que desenhar ou escrever o que sabem a respeito do tema "Conservação do Ambiente". Será estipulado um tempo para que os alunos realizem o levantamento do conhecimento prévio. Será discutido em sala de aula o que os alunos já sabem e o que precisam saber, esse momento de discussão permite que os alunos partilhem seus conhecimentos entre si e com o professor, gerando mudanças de atitude em relação ao tema.
2ª etapa 
Contato com o problema
Sabemos que nosso planeta vem adoecendo a cada dia, aquecimento global, devastação de nossas florestas, poluição de nossas águas, falta de água... A destruição do meio ambiente é muito grave, pois significa a perda do controle climático da terra. Esse descontrole pode produzir inundações e secas, que provocam a morte de milhares de seres vivos. Muitos já ouviram falar de todos esses problemas e questionamos: "O que já fizemos para ajudar o meio ambiente?" Abriremos a discussão em cada grupo para que os alunos possam relatar fatos ou experiências já vividas.
Promover fontes de pesquisa (sites, revistas, livros, reportagens...) para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar frente aos problemas ambientais. Será proposto que os alunos coletem, selecionem e organizem os dados obtidos na pesquisa.
Não podemos deixar de salientar para os nossos alunos que a exploração da natureza e utilização de seus recursos não são atos necessariamente destrutivos. O que os torna destrutivos ao meio é a maneira como é realizada, a relação entre a quantidade e o tempo efetivo em que ocorre é que gera o desequilíbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário