Links

Link topo

Link topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Plano de aula: Matemática (4º ano) - Segundo dia de aula




Conteúdo: Desafios de matemática:

Objetivos
Ler e resolver um desafio matemático de acordo com sua leitura e interpretação.
Conhecer e reconhecer o nosso sistema monetário.

Ano:4 º

Tempo estimado: Em torno de 40 minutos.

Material necessário: Quadro negro ou Xerox, material pessoal do aluno.

Desenvolvimento.
Os alunos farão a leitura dos desafios, e tentarão resolver de acordo com sua interpretação.

Atividades propostas:
1-    Lucas tem R$150,00 para comprar uma bolsa escolar e um caderno:
·         Bolsa R$89,00
·         Caderno R4 35,00

a)    Quantos reais Lucas gastaria  se comprasse nesta loja?________

b)    Quantos reais sobrariam se a Lucas depois da compra?_________

c)    Lucas foi à outra loja que vendia o mesmo produto ele que estava procurando, a bolsa por R$75,00 e o caderno por R$ 30,00.quantos reais Lucas gastaria se comprasse os produtos na segunda loja?_____________

d)    Lucas gastaria menos se comprasse na ________ loja.

e)    Ele gastaria ______ reais a menos do que na ______ loja.

2-    Paula foi ao mercado e pagou suas compras com uma cédula de R$100,00. O caixa lhe devolveu de troco uma nota de R$ 20,00 e uma nota de R$ 5,00. Quanto Paula gastou no mercado? Ela quer repartir o troco entre seus 5 sobrinhos, quanto cada um ganhará?



3-    Juliana comprou 5 dúzias de rosas para enfeitar o salão de festa. Ela quer repartir em 6 vasos, quantas rosas ela colocará em cada vaso?

4-    Lucas tem R$150,00 para comprar uma bolsa escolar e um caderno:
·         Bolsa R$89,00
·         Caderno R4 35,00

f)    Quantos reais Lucas gastaria se comprasse nesta loja?________

g)    Quantos reais sobrariam se a Lucas depois da compra?________

h)   Lucas foi à outra loja que vendia o mesmo produto ele que estava procurando, a bolsa por R$75,00 e o caderno por R$ 30,00. Quantos reais Lucas gastaria se comprasse os produtos na segunda loja?____________

i)     Lucas gastaria menos se comprasse na ________ loja.


j)      Ele gastaria ______ reais a menos do que na ______ loja.

3 comentários:



  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,
    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28


    RENATO PINHEIRO CONDURÚ (Belém-Pa, 25/08/1926 - 23/06/1974), ENGENHEIRO-MATEMÁTICO PARAENSE: INDO DO GUAMÁ ALÉM DO VAL DE CÃES ( solicite por e-mail: jbn@ufpa.br)

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,
    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    PAIRÉ CAMETAENSE: UMA BELA OBRA EM MATEMÁTICA E ENGENHARIA (não publicado, disponível por e-mail: jbn@ufpa.br)

    CONHEÇA MARIA LAURA MOUZINHO LEITE LOPES, UMA DAS PRIMEIRAS DOUTORAS EM MATEMÁTICA DO BRASIL!,
    http://encontrodejovenscientistas.com/2015/02/02/conheca-maria-laura-mouzinho-leite-lopes-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-do-brasil/

    NASCIMENTO, J.B., GOMES, S.C. L., MAGNO, C. S. E MOREIRA, A. M. S. , CICLOIDE E BRAQUISTÓCRONA, www.sobralmatematica.org/preprints/preprint_2015_01.pdf, acesso fev/15

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito estou começando como prof alfabetizadora e as sugestoes foram muito proveitosas para mim. Gosto de explorar o lúdico. Trabalho comnos primeiros anos. Como faço para ter acesso a outras sugestões?

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito estou começando como prof alfabetizadora e as sugestoes foram muito proveitosas para mim. Gosto de explorar o lúdico. Trabalho comnos primeiros anos. Como faço para ter acesso a outras sugestões?

    ResponderExcluir