Links

Link topo

Link topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

PLANO DE AULA: O TEMPO (2º ANO DOS ANOS INICIAIS).

Resultado de imagem para DESENHOS DE RELÓGIO

TEMA: TEMPO
ANO: 2o ANO
ÁREAS DO CONHECIMENTO: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS

DIREITOS DE APRENDIZAGEM:

 Língua Portuguesa

 Falar, ouvir ler e escrever textos relativos à divulgação do saber escolar/ científico, como
verbetes de dicionário, resumos, dentre outros, e textos destinados à organização do cotidiano
escolar e não escolar, como agendas, calendário, dentre outros.

 Matemática

II: Reconhecer regularidades em diversas situações, de diversas naturezas, compará-las e
estabelecer relações entre elas e as regularidades já conhecidas.

Ciências Humanas

I: Situar acontecimentos históricos e geográficos, localizando-os em diversos espaços e tempos.
III: Saber identificar as relações sociais no grupo de convívio e/ou comunitário, na própria
localidade, região e país. Saber identificar também outras manifestações estabelecidas em
diferentes tempos e espaços.

OBJETIVOS

Identificar a ordem de eventos em programações diárias, usando palavras como: antes, depois etc.
Experimentar situações cotidianas ou lúdicas, envolvendo diversos tipos de grandezas:
comprimento, massa, capacidade, temperatura e tempo
Reconhecer a noção de intervalo e período de tempo para o uso adequado na realização de
atividades diversas.
Construir a noção de ciclos por meio de períodos de tempo definidos através de diferentes
unidades: horas, semanas, meses e ano.
Identificar unidades de tempo — dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano - e utilizar calendários e agenda.
Estabelecer relações entre as unidades de tempo — dia, semana, mês, bimestre, semestre, ano.
Leitura de horas, comparando relógios digitais e de ponteiros.
Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando e
respeitando os turnos da fala.
Ler textos com autonomia
Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, atendendo a diferentes finalidades.
Nomear acontecimentos ocorridos em diferentes tempos e lugares de importância afetiva para sua comunidade familiar, local, regional, nacional.
Identificar instrumentos e marcadores de tempo elaborados e/ou utilizados por sociedades ou grupos de convívio de diferentes localidades.
Identificar as mudanças e permanências ocorridas ao longo do tempo.

TEMPO ESTIMADO: 10 aulas

MOTIVADOR

1) Livro: Tempo, tempo, tempo: quem pode com ele? Vitória Rodrigues e Silva – Editora Positivo. 1ed. 2011.

2) Poesia:    O Relógio

Vinicius de Moraes

Passa, tempo, tic-tac
Tic-tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Dia e noite
Noite e dia


3) Dentro de uma caixa, coloque um relógio e deixe que as crianças tentem adivinhar o que tem lá dentro, criando suspense. Converse sobre o uso social da medição de tempo.

PROBLEMATIZAÇÃO: a partir das atividades motivadoras propor aos alunos os questionamentos: como organizamos o nosso dia? Que atividades fazemos durante o dia? E a noite fazemos as mesmas atividades? Será que quando éramos pequenos também fazíamos as mesmas atividades diárias que fazemos hoje? Como fazemos para medir o tempo? Considerando este e outros questionamentos possíveis sobre a organização do tempo na nossa vida propor aos alunos a construção de um álbum 

EU E O TEMPO

onde irão relatar a sua história de vida: passado, presente, futuro, registrando através de fotos, desenhos, gravuras, textos os acontecimentos diários de cada época.

2) DESENVOLVIMENTO

Em linhas gerais, abaixo estão propostas as possíveis ações educativas que levarão a construção do conceito de tempo cronológico e histórico. Para cada uma é preciso comentar com as OEs, as sugestões de atividades que favoreceriam o desenvolvimento da ação:

PROCEDIMENTO DIDÁTICO

Solicitar que cada criança traga de casa objetos que serviram para marcar o tempo de vida de cada um (álbum de fotografias, certidão de nascimento, filmagens, roupas, entre outros)
A partir dos objetos trazidos pelos alunos trabalhar: linha do tempo, história do nome, história da criança.
Leitura da certidão de nascimento, identificando o registro do tempo: dia, mês, ano, horário do nascimento.
Criar com os alunos um diário da turma com registro das atividades realizadas em um determinado período.
Possibilitar a discussão sobre as brincadeiras através do tempo
Realizar entrevistas com avós, pais sobre as brincadeiras de seu tempo
Proporcionar a escrita de textos que descrevam as brincadeiras e ensinem como brincar

Nenhum comentário:

Postar um comentário