Novo Topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Plano de aula Multidisciplinar (3º ano)

OLÁ AMIGOS!
FICAMOS FELIZES COM SUA VISITA E AGRADECEMOS DE CORAÇÃO!
SE PUDER CLICAR EM SEGUIR, AO LADO ESQUERDO DESTA POSTAGEM QUE ASSIM VOCÊ FICARÁ POR DENTRO DE TODAS NOSSAS NOVIDADES NO SEU EMAIL!
HOJE PUBLICAMOS UM PLANO DE AULA PARA TURMA DE 3º ANO, ENVOLVENDO AS DISCIPLINAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, CIÊNCIAS E GEOGRAFIA, CONFIRAM E COMPARTILHEM COM SEUS AMIGOS!

SÉRIE: 3º Ano 
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e Ciências CONTEÚDOS: 
LÍNGUA PORTUGUESA LEITURA E ESCRITA: Produção Textual com Autonomia / Poesia, Música ANÁLISE LINGUÍSTICA: Sinônimo e Antônimo / Uso do Dicionário MATEMÁTICA: Sistema Monetário e Situações Problemas (Adição e Subtração) GEOGRAFIA: Município: O Urbano e o Rural 
CIÊNCIAS: Água: Preservação do Meio Ambiente e Reciclagem 

OBJETIVOS GERAIS DO CONTEÚDO: 
LÍNGUA PORTUGUESA  Conhecer e valorizar a escrita em diferentes modos de produção e circulação em diferentes usos e funções;  Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar. 
MATEMÁTICA  Vivenciar experiências de compra e venda;  Construir significado de números naturais explorando o sistema monetário;  Resolver problemas envolvendo operações com números naturais. 
CIÊNCIAS  Comparar as condições do solo, do ar, da água e a diversidade de seres vivos em diferentes ambientes ocupados pelo homem;  Caracterizar materiais recicláveis e processos de reciclagem do lixo. 
GEOGRAFIA  Conhecer algumas das consequências das transformações da natureza causadas pelas ações humanas, presentes em paisagens urbanas e rurais;  Identificar a população urbana e a população rural. 
PERÍODO: 03 OU 04 dias 
DESENVOLVIMENTO: 
1ª ETAPA: O professor deve organizar os alunos em grupos de 05 crianças para o desenvolvimento da Sequência de Língua Portuguesa. 
MATERIAL NECESSÁRIO: Um dicionário para cada aluno e folhas com cópia do texto. 01) Distribuir a cópia do texto para cada aluno; 02) Ler o texto com os alunos em voz alta, chamando atenção para a pontuação, a falta de título e espaçamento entre as palavras; 03) Pedir que os alunos leiam o texto, cada um lendo uma parte do texto. Após a conclusão questionar os alunos: No texto há palavras que vocês não conhecem? Em caso positivo usar o dicionário; 04) Fazer as seguintes perguntas: Qual é a intenção deste texto? É instruir? É informar? É contar uma história? É contar uma piada?



TEXTO:

Na cidade de Anguera, uma família de porte médio se prepara para ir até o supermercado fazer a feira do mês. 
- Acorde, acorde Zezinho, hoje é dia de irmos ao supermercado fazer compras. E assim Zezinho se levanta espreguiçando e pensa: 
- É hoje que vou ensinar mamãe a ser uma defensora do Meio Ambiente como aprendi na escola ontem. Ao irem saindo de casa, Zezinho lembrou da primeira lição. 
- Sabia mamãe que pra você estar ajudando a preservar a natureza, a senhora deveria levar a sua própria sacola para trazer as compras? 
- Por que, meu filho?
 - Porque mamãe, as embalagens de plástico são péssimas para o meio ambiente, elas poluem os rios, entopem os esgotos, sem contar que demoram 450 anos para se decompor. Então pegue suas sacolas de pano ou o carrinho de compras e assim você estará respeitando o meio ambiente. 
- Está certo, Zezinho, vou ajudar você a combater a destruição da Natureza. Espere um momento, por favor. E assim, a mãe de Zezinho entrou em sua casa, voltou com um carrinho de compras e algumas sacolas. Chegando ao supermercado, Zezinho não se cansava de orientar sua mãe com o que havia aprendido com o Programa Semeando. 
- Mamãe, tem certeza que a senhora precisa levar tudo isso pra casa? Para que tantos produtos de limpeza? Basta apenas procurar aqueles que não vão agredir os rios. E esses alimentos, olha eles tem tantos corantes, conservantes e isso pode prejudicar nossa saúde. Preste atenção nestas embalagens de isopor, sabia que o isopor ajuda a destruir a camada de ozônio? 
- Camada de ozônio são aqueles buracos no céu que deixam passar os raios ultravioleta do sol? 
- É isso mesmo, mamãe. Por isso tente comprar só o necessário, além de economizar, a senhora também estará ajudando a não juntar tanto lixo. Com muito esforço, Zezinho conseguiu conscientizar sua mãe e ficou muito feliz por colocar em prática o que havia aprendido na escola. E então, crianças, fiquem atentas, não dêem ouvidos às propagandas que incentivam o consumo exagerado e com isso aumentam a produção do lixo. Pesquisem embalagens de produtos alimentícios, data de fabricação e validade. Há amassados nas embalagens de lata? Existe mesmo o peso que está escrito? Que nutrientes apresentam para o nosso organismo? Há alguns corantes e produtos químicos que prejudicam nossa saúde? 
Adriana Matias (Aprender com o Lúdico) – Texto Adaptado 

ATIVIDADE 01: Após a leitura do texto, solicitar que cada aluno: 01) Dê um título ao texto lido. 02) Registre em seu caderno as palavras que você não conhece e procure no dicionário o significado. 03) Identifique qual foi o assunto tratado pelo texto.

ATIVIDADE 02: Refletir de onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? 
a) Elaborar uma lista das várias maneiras de como você utiliza a água em sua casa. 
b) Como você acha que é o uso da água na indústria? E na agricultura? 
c) Você acha que a água é importante para o ser humano? De que maneira? 
d) Como você pode evitar o desperdício de água?Por que devemos economizar água? 
e) Por que os rios podem ficar poluídos? 
f) O que podemos fazer para não poluir os rios? 
g) O que acontece com pessoas que bebem ou entram em contato com água poluída?
 h) Você conhece algum rio com água poluída? O que você acha que pode ser feito para evitar a poluição? 

3ª ETAPA: Organizar os alunos em grupos de 05 crianças para o desenvolvimento da Sequência de Matemática. 
01) Organizar o Mini Mercado com o auxílio dos alunos. 
02) Distribuir os folhetos do supermercado e deixar um tempo determinado para que os alunos explorem o material. 
MATERIAL NECESSÁRIO: Embalagens vazias de produtos vendidos em supermercados; Cédulas que imitam dinheiro de verdade; Xerox de moedas de R$ 0,01 , R$ 0,05 , R$ 0,10 , R$ 0,25 , R$ 0,50 e R$ 1,00; Propagandas de promoções de supermercado. 
ATIVIDADE 01: Explorar verbalmente com os alunos o folheto de supermercado:  O que é o folheto que vocês receberam?  Para que serve esse folheto?  Onde encontramos esse material?  Vocês acham importante existir esse tipo de material em um mercado? Por quê?  De onde é o folheto (faz propaganda de que lugar)?  Quais produtos aparecem no folheto?  Qual é o produto mais caro? E o mais barato?  Escolha três produtos que você compraria neste supermercado.  Escolha três produtos que, provavelmente, sua mãe compraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário