Links

Link topo

Link topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

domingo, 29 de janeiro de 2017

Projeto: "O carteiro chegou"

OLÁ QUERIDOS AMIGOS!
MAIS UMA NOVIDADE NO BLOG, MAS ANTES DE CONHECÊ-LA, NÃO ESQUEÇA DE CLICAR AQUI AO LADO ESQUERDO NA PALAVRA SEGUIR, ASSIM VOCÊ FICA POR DENTRO DE TUDO O QUE POSTAMOS, ACUSANDO NOVAS POSTAGENS DIRETAMENTE EM SEU EMAIL!




Projeto:O carteiro chegou

Mediadora de Informática: Fernanda Valéria Pereira Moliterno

Público Alvo: e 4º ano 
  

01 - O que é este projeto e qual o seu objetivo?

Produzir bons leitores é o grande desafio atual da escola, visto que muitos dos nossos alunos chegam ao final do Ensino Fundamental sem o domínio dessa habilidade, para tanto é necessário que seja inserido na vida do aluno vários tipos de textos, e o livro O carteiro chegou nos ajuda com essa interação.
Praticamente
todo trabalho de alfabetização em nossas escolas parte do pressuposto de que o importante é ensinar o mecanismo de decodificação, porque depois a compreensão virá automaticamente. Como disse Carvalho(2007,p.62).
"
O pressuposto está errado. Antes mesmo de ensinar a decodificar as letras e sons é preciso mostrar aos alunos o que se ganha,o que se aprende com a leitura: mas isso será possível por meio de atividades que façam sentido, que vise á compreensão de leitura desde as etapas iniciais de alfabetização". 
O livro O Carteiro chegou foi escolhido porque é uma obra cativante.
Fala da visita do carteiro, um personagem que faz parte da vida diária das crianças, aos personagens dos contos de fadas, que são fontes de inspiração para toda criança; e através destas duas fontes motivadoras. trabalhar os conteúdos inclusos no PCN de forma criativa e prazerosa.


                  Conteúdo Tecnológico.

8 Processador de texto:
8 Utilizar recurso da barra ou guia de ferramenta;
8 Recortar, copiar e colar um texto;
8 Inserir moldura de texto e de página;
8 Reposicionar um objeto;
8 Inserir, alterar e formatar um texto decorativo(wordArt ou Fontwork);
8 Visualizar um documento antes de imprimir.
8 Utilizar verificador ortográfico;
8 Inserir borda e sombreamento;
8 Rotacionar o texto;
8 Alterar espaçamento da linha;
8 Identificar a função da tecla inserir (insert);
8 Inserir tabela;
8 Selecionar uma visualização de página apropriada (zoom);
8 Inserir hiperlink de um documento para o outro;
8 Editor de desenho:
8 Selecionar e utilizar diferentes formatos, larguras e estilos das ferramentas;
8 Girar um objeto;
8 Cortar parte de uma imagem;



04- O que é aprendido durante as oficinas? Explique e detalhe.

8 Contribuir no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentem o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento da leitura e escrita;
8 Adquirir competência na leitura e escrita;
8 Conhecer o livro “ O carteiro chegou contextualizando as frases e expressões neles contidas;
8 Trabalhar questões de entendimento do texto apresentado;
8 Trabalhar questões além do texto que os alunos vivenciam;
8 Escrever ortograficamente correto;
8 Saber interpretar vários tipos de texto como textos informativos, bilhete, carta entre outros.
8 Compreender os textos apresentado orais e escritos, interpretar corretamente;
8 Compreender o sentido das mensagens orais e escritas de que é destinatário direto e indireto;
8 Ler automaticamente textos de vários gêneros,previstos par ao ciclo, decifrando-os;
8 Procurar utilizar a linguagem oral com eficiência sabendo adequa-la a intenções e situações que requeiram conversar em grupo, expressar sentimentos e opiniões, defender pontos de vista.
8 Trabalhar com a interdisciplinaridade.
8 Como culminância será feito um livro digitado pelos alunos com os vários tipos de texto;
8 Ida ao correio para postagem de um cartão postal;

8 Árvore apresentada na escola com os vários tipos de texto digitados pelos alunos dos anos envolvidos.

Um comentário: