Novo Topo

PESQUISE NOSSAS ATIVIDADES AQUI!

domingo, 16 de abril de 2017

Planejamento Semanal para imprimir: Tema gerador - Chapeuzinho Vermelho

PLANO DE AULA SEMANAL PARA EDUCAÇÃO INFANTIL, BASEADO NA HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO.



1º DIA:

ACOLHIDA: BRINCADEIRA COM LEGOS

EXPERIÊNCIA: OUVIR HISTÓRIAS COM ATENÇÃO
OBJETIVOS:
·         CONHECER A HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO
·         CONCENTRAR-SE
·         IDENTIFICAR A COR VERMELHA
SABERES E CONHECIMENTOS:
LING. ARTES VISUAIS E PLÁSTICAS: ELEMENTOS DA LINGUAGEM VISUAL, COR.
LINGUAGEM E ARTE MUSICAL: CANTAR MÚSICA INFANTIL DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
MUNDO SOCIAL: CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

ATIVIDADES:
08h00 – ACOLHIDA E ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS.
08H15min – CAFÉ DA MANHÃ.
09h00 – EXPERIÊNCIA
09h30min – BRINCADEIRA NA AULA DE BRINQUEDOTECA.
10h30min – ALMOÇO, HIGIENIZAÇÃO, SONINHO.

PROCEDIMENTO DIDÁTICO:
1º MOMENTO: ACOLHER AS CRIANÇAS.
2º MOMENTO: TOMAR CAFÉ, RETORNAR PARA A SALA, REALIZAR A ROTINA DIÁRIA: CHAMADA, ORAÇÃO, DIA DA SEMANA, MÚSICAS INFANTIS, QUANTOS SOMOS, DIA DA SEMANA.
3ºmomento: EXPERIÊNCIA – CONTAREI A HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO, CONVERSAREMOS SOBRE A HISTORIA E SEUS PERSONAGENS E ENFATIZAREMOS A COR VERMELHA. PROCURAR A COR VERMELHA PELA SALA. BRINCAREMOS EM RODA CANTANDO A MUSICA “PELA ESTRADA A FORA” E “EU SOU O LOBO MAL”, ENCENAR O TRAJETO DA CHAPEUZINHO VERMELHO PELO PÁTIO DO CMEI.
4º MOMENTO: AULA NA BRINQUEDOTECA E ALMOÇO, HIGIENIZAÇÃO E SONINHO.



2º DIA
ACOLHIDA: BEXIGAS E MÚSICAS

EXPERIÊNCIA: BRINCAR DE RODA “SEU LOBO ESTÁ?”.

OBJETIVOS:
·         APRIMORAR VOCABULÁRIO.
·         DESENVOLVER MOVIMENTOS AMPLOS (CORRIDA)
·         RECONHECER A COR VERMELHA
·         DESENVOLVER ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO
SABERES E CONHECIMENTOS:
SABERES SOBRE SI E OUTRO: ATITUDES DE CUIDADO CONSIGO MESMO E COM O OUTRO.
MUNDO FÍSICO E NATURAL: ANIMAL, HABITAT NATURAL, CARACTERÍSTICA DO ANIMAL LOBO.
LING. CORPORAL: BRINCADEIRA, RESPEITO À DIVERSIDADE.

ATIVIDADES:
08h00 – ACOLHIDA E ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS.
08H15min – CAFÉ DA MANHÃ.
09h00 – EXPERIÊNCIA – BRINCADEIRA SEU LOBO ESTÁ?
09h30min – BRINCADEIRA COM BRINQUEDOS
10h00 – BRINCADEIRA NA CAMA ELÁSTICA
10h30min – ALMOÇO, HIGIENIZAÇÃO, SONINHO.

PROCEDIMENTO DIDÁTICO:
1º MOMENTO: ACOLHER AS CRIANÇAS.
2º MOMENTO: TOMAR CAFÉ, RETORNAR PARA A SALA, REALIZAR A ROTINA DIÁRIA: CHAMADA, ORAÇÃO, DIA DA SEMANA, MÚSICAS INFANTIS, QUANTOS SOMOS, DIA DA SEMANA.
3ºMOMENTO: EXPERIÊNCIA – APÓS NOSSA ROTINA, RETOMAREMOS POR MEIO DA MEMÓRIA DE LONGA DURAÇÃO DAS CRIANÇAS O QUE ELAS RECORDAM DA HISTÓRIA CHAPEUZINHO VERMELHO. EXPLORADA A HISTÓRIA, SAIREMOS AO PÁTIO PARA BRINCAR DE SEU LOBO ESTÁ?
4º MOMENTO: BRINCAR EM SALA COM BRINQUEDOS.
5º MOMENTO: BRINCAR NA CAMA ELÁSTICA.
6º MOMENTO: ALMOÇO, HIGIENIZAÇÃO E DESCANSO



 3º DIA
ACOLHIDA: BRINCADEIRA COM LEGOS

EXPERIÊNCIA: REALIZAR A DOBRADURA DA CHAPEUZINHO VERMELHO.

OBJETIVOS:
·         DESENVOLVER CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO.
·         RECONHECER A COR VERMELHA.
·         PARTICIPAR DA AULA COM AUTONOMIA.

SABERES E CONHECIMENTOS:
LING. ARTES PLÁSTICAS: DOBRADURA, COR VERMELHA.
LING, VERBAL E LITERAUTRA: EXPLORAÇÃO DE PERSONAGENS DA HISTÓRIA E SUAS CARACTERÍSTICAS.

ATIVIDADES:
08h00 – ACOLHIDA E ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS.
08H15min – CAFÉ DA MANHÃ.
09h00 – EXPERIÊNCIA
09h30min – BRINCADEIRA NA AULA DE BRINQUEDOTECA.
10h30min – ALMOÇO, HIGIENIZAÇÃO, SONINHO.

PROCEDIMENTO DIDÁTICO:
1º MOMENTO: ACOLHER AS CRIANÇAS.
2º MOMENTO: TOMAR CAFÉ, RETORNAR PARA A SALA, REALIZAR A ROTINA DIÁRIA: CHAMADA, ORAÇÃO, DIA DA SEMANA, MÚSICAS INFANTIS, QUANTOS SOMOS, DIA DA SEMANA.
3ºMOMENTO: EXPERIÊNCIA – CONVERSAREMOS SOBRE A HISTÓRIA DA SEMANA: CHAPEUZINHO VERMELHO E APÓS O FEITO, CHAMAREI OS ALUNOS PARA REALIZAREM A DOBRADURA DA PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA. QUANDO ESTIVERMOS REALIZANDO A DOBRADURA, PERGUNTAR AO ALUNO QUAIS PERSONAGENS ELE SE RECORDA DESTA HISTÓRIA E QUAL A COR DA CAPA DA MENINA.
4º MOMENTO: AULA NA BRINQUEDOTECA.
5º MOMENTO: ALMOÇO, HIGIENIZAÇÃO E DESCANSO.



4º DIA 
 (CONTINUAÇÃO DA AULA COM DOBRADURA INICIADA ONTEM).
ACOLHIDA: MASSINHA DE MODELAR
EXPERIÊNCIA: REALIZAR A DOBRADURA DA CHAPEUZINHO VERMELHO.

OBJETIVOS:
·         DESENVOLVER CONCENTRAÇÃO E ATENÇÃO.
·         RECONHECER A COR VERMELHA.
·         IDENTIFICAR PERSONAGENS DA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.
SABERES E CONHECIMENTOS:
LING. ARTES PLÁSTICAS: DOBRADURA, COR VERMELHA, RESPEITO PELO SEU PRÓPRIO TRABALHO.
LING, VERBAL E LITERAUTRA: EXPLORAÇÃO DE PERSONAGENS DA HISTÓRIA E SUAS CARACTERÍSTICAS.
MUNDO SOCIAL: RESPEITO À INDIVIDUALIDADE.

ATIVIDADES:
08h00 – ACOLHIDA E ORGANIZAÇÃO DE MATERIAIS.
08H15min – CAFÉ DA MANHÃ.
09h00 – EXPERIÊNCIA – CONTINUAÇÃO DE ONTEM
09h30min – PEGA-PEGA COLORIDO
10h30min – ALMOÇO, HIGIENIZAÇÃO, SONINHO.

PROCEDIMENTO DIDÁTICO:
1º MOMENTO: ACOLHER AS CRIANÇAS.
2º MOMENTO: TOMAR CAFÉ, RETORNAR PARA A SALA, REALIZAR A ROTINA DIÁRIA: CHAMADA, ORAÇÃO, DIA DA SEMANA, MÚSICAS INFANTIS, QUANTOS SOMOS, DIA DA SEMANA.
3ºMOMENTO: EXPERIÊNCIA – CONVERSAREMOS SOBRE A HISTÓRIA DA SEMANA: CHAPEUZINHO VERMELHO E APÓS O FEITO, CHAMAREI OS ALUNOS PARA REALIZAREM A DOBRADURA DA PERSONAGEM PRINCIPAL DA HISTÓRIA. QUANDO ESTIVERMOS REALIZANDO A DOBRADURA, PERGUNTAR AO ALUNO QUAIS PERSONAGENS ELE SE RECORDA DESTA HISTÓRIA E QUAL A COR DA CAPA DA MENINA.
4º MOMENTO: OS ALUNOS USARÃO CAPAS COLORIDAS DE TNT OU MESMO TIRAS COLORIDAS AMARRADAS EM SUA CINTURA. O PEGADOR TERÁ QUE PEGAR A COR INDICADA PELO PROFESSOR, ASSIM, O MESMO PODERÁ AVALIAR SE O ALUNO IDENTIFICA ALGUMAS CORES ENTRE AS QUAIS OS ALUNOS ESTARÃO USANDO.

5º MOMENTO: ALMOÇO, HIGIENIZAÇÃO E DESCANSO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário